O Taleban se manifestou pela primeira vez em mais de um mês sobre a prisão do casal britânico Peter e Barbie Reynolds, detido no Afeganistão desde o início de fevereiro. Segundo o porta-voz do Ministério do Interior Abdul Mateen Qani, o caso será julgado com base na sharia, a lei islâmica, e não representa um problema grave.. As informações são da agência Associated Press (AP).
Os dois, ambos com mais de 70 anos, viviam na província central de Bamiyan, de onde foram levados para a capital, Cabul, no momento da prisão. Eles atuam por uma organização que oferece programas de educação e capacitação. As acusações contra o casal ainda não foram reveladas pelas autoridades, mas familiares no Reino Unido afirmam que eles estão sendo maltratados na prisão de Pul-e-Charkhi, conhecida por suas condições precárias.

Apesar das denúncias sobre o tratamento dispensado a Peter e Barbie, o Taleban manteve o silêncio até agora. Em mensagem enviada à AP, Qani evitou fornecer detalhes sobre os motivos da prisão ou comentar as alegações da família. Limitou-se a dizer que a investigação já não está sob responsabilidade do Ministério do Interior. “A única coisa que posso dizer é que a questão estava anteriormente com o Ministério do Interior e agora foi transferida para os tribunais”, afirmou.
Segundo o porta-voz, não se trata de um crime grave. “O problema deles (crime) não é tão grande. Deus querendo, o problema será resolvido em breve e uma decisão com base na sharia será tomada. É um assunto pequeno e não deve ser motivo de preocupação”, declarou Qani.
O caso ganhou repercussão internacional após a libertação de uma cidadã norte-americana, Faye Hall, que havia sido presa junto com o casal. Hall foi solta em 30 de março, após intermediação de negociadores do Catar. Ela havia sido acusada de usar um drone sem autorização no território afegão. Com sua soltura, ela se tornou a quarta americana libertada pelo Taleban desde janeiro.
Ainda não há previsão para a libertação dos Reynolds, e o governo britânico não comentou oficialmente a situação do casal..