Depois de possuírem seus carros por tempo suficiente para que o cheiro de carro novo desapareça, a maioria dos motoristas dos EUA fica bem feliz com seus veículos. Mas eles tendem a ficar mais felizes se eles tiverem suporte para Apple CarPlay.
De acordo com o estudo APEAL (Automotive Performance, Execution and Layout) para 2024, divulgado pela JD Power, há maiores taxas de satisfação geral do consumidor do que no ano passado. No entanto, ele revelou preocupações sobre os sistemas de infoentretenimento no carro, que foram relatados como desnecessariamente complicados.
“As montadoras continuam adicionando recursos adicionais aos seus sistemas de infoentretenimento de veículos, mas isso parece estar criando uma complexidade desnecessária”, disse Frank Hanley, diretor sênior de benchmarking automotivo na JD Power. “Os proprietários têm dificuldade para executar tarefas simples relacionadas a áudio, então [raises] a questão de saber se as montadoras estão realmente em sintonia com os desejos e necessidades de seus clientes”.
A satisfação com os sistemas de infoentretenimento no veículo foi avaliada em 805 de 1.000, bem abaixo da média geral em todas as categorias de 847. Mas os clientes ficaram significativamente mais felizes se seu veículo estivesse equipado com Android Auto (pontuação média de 832); e ainda mais felizes se o carro tivesse Apple CarPlay, com uma pontuação de 840.
A conclusão da JD Power é que isso mostra “que os clientes preferem ter a usabilidade simplista de seus telefones estendida para seus veículos mais do que o que os fabricantes estão fornecendo”. E, evidentemente, a Apple é melhor que o Google, embora apenas ligeiramente, em fornecer essa “usabilidade simplista”.
A Apple está lentamente lançando seu sistema Carplay de próxima geração, que controla todos os aspectos do carro, incluindo o velocímetro, o ar condicionado e os assentos. Atualmente, ele é suportado apenas pela Aston Martin e Porsche e nenhum modelo de carro foi lançado.